Já são mais de 10 anos de história no ensino e na formação de profissionais de teatro. Agora chegou o momento de dar mais um passo na nossa trajetória. É com muito orgulho que anunciamos o Blog Ceci!
Aqui nós vamos compartilhar histórias e curiosidades sobre teatro, vamos entrevistar artistas, cobrir as edições do CECI em Cena, dar dicas sobre atuação e outras modalidades cênicas, análises de livros, peças, filmes e muito mais!
E para começar a nossa jornada, vamos contar um pouco da história do Centro de Estudos Cênicos Integrado ao longo dessa década de muitas conquistas e realizações.
Quando as cortinas se abriram
Muito antes de o Ceci ser inaugurado, a nossa diretora, Heloísa Frehse Pereira, já ostentava uma longa carreira artística.A paixão pelo Teatro fez com que a bancária de carreira buscasse novos ares na aposentadoria. Mal sabia ela o tamanho da aventura que estava começando.No dia 25 de abril de 2013, foi inaugurado o Centro de Estudos Cênicos Integrado, a primeira escola privada de ensino das Artes Cênicas na cidade de Ponta Grossa.
Para que a metodologia aplicada nas aulas tivesse um embasamento, o CECI abriu suas portas sob a chancela da renomada escola Cena Hum, referência na formação de artistas no cenário cultural de Curitiba e do Paraná.
Na ocasião, George Sada, diretor do Cena Hum, parte da coordenação da escola, além de convidados muito especiais do cenário cultural pontagrossense presenciaram o que seria um marco no ensino do teatro em Ponta Grossa.
Os primeiros ensaios e apresentações
Algumas semanas após a inauguração, o CECI iniciava suas atividades com os primeiros workshops adulto e infantil. Foi um curso de uma semana que contou com profissionais de primeira qualidade. Os primeiros alunos do workshop gostaram tanto da experiência que a maioria se tornou aluno das primeiras turmas de cursos livres, que se iniciaram no segundo semestre de 2013.
No final do ano, aconteceu a primeira Mostra Oficial da escola, e as peças apresentadas foram:
- Electra
- A hora da Estrela
- Cavalinho Azul
- ST – Continuar ou Não
O resultado do 1º CECI em Cena foi tão surpreendente que dois espetáculos ainda seguiram com mais apresentações além da Mostra. Electra participou da semana acadêmica do Colégio Santana e da Mostra Cena Hum, com direito a indicações e premiações em uma linda noite de gala, e a Hora da Estrela, que participou da semana acadêmica da UEPG e encantou plateias de todas as idades. A linda história do CECI estava apenas começando.
Mais que apresentações teatrais, amizades e laços foram formados, e como diz o lema da escola “A Arte passou a integrar a vida daquelas pessoas”.
Grupo Teatral Unidev: Um espetáculo à parte na vida da Helô
Como você está percebendo, a história do CECI está intimamente ligada com a trajetória da nossa diretora Helô. Uma das alegrias da vida dela é o grupo teatral Unidev, que tem uma longa história. Já em 2013, a peça “A Fé Também Vem pelo Ouvir” foi premiada com dois troféus de primeiro lugar e duas medalhas.
A felicidade estava visível no sorriso da nossa querida diretora. Até hoje, o grupo continua em atividade e desenvolvendo pesquisas que envolvem arte e acessibilidade, um dos princípios que norteiam a base da metodologia do CECI.
1 ano de CECI
Quando o CECI completou um ano, é claro que a festa foi de gala. Com 4 turmas já tendo completado o primeiro semestre, estávamos trabalhando para o 2º CECI em Cena quando comemoramos o início de um novo ciclo, que viria a trazer surpresas ainda mais agradáveis para o teatro e a arte da região.
Mas isso é assunto para outro post. Em mais de 10 anos de história já são 17 Mostras CECI em Cena e centenas de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela Arte.
Você vai poder conhecer muitas dessas histórias acompanhando o nosso blog. E venha conhecer a nossa escola. Será um prazer recebê-lo para uma visita, um bate-papo sobre arte vida, e claro, aquele cafezinho especial que só tem no CECI! Até a próxima!